Educação

Imprimir
PDF

Sai hoje resultado do ProUni do segundo semestre

Escrito por Administrator on .

 

Resultado de imagem para ProUni

Sai hoje (12) o resultado da edição do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo para se candidatar a uma bolsa do programa terminou na sexta-feira (9) e, até as 12 h daquele dia, o sistema registrou mais de 370 mil estudantes inscritos e mais de 720 mil inscrições – pois o estudante pode selecionar até duas opções de curso, entre os 27.237 disponíveis.

O resultado estará disponível na página do programa na internet. Neste processo seletivo, o ProUni oferta 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior em todo o país. O número de bolsas oferecidas é 17% maior do que na segunda edição do programa do ano passado. Do total de bolsas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais.
O estudante tem até o dia 19 de junho para procurar a instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado a fim de comprovar as informações prestadas na inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação do candidato.

O ProUni é voltado a alunos da rede pública ou bolsistas integrais da rede particular. Para participar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, ter obtido o mínimo de 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. Também estão incluídas as pessoas com deficiência e professores da educação básica em escolas públicas que compõem o quadro de pessoal permanente da instituição.

O processo seletivo será constituído de duas chamadas sucessivas, sendo que a primeira ocorre hoje e a segunda está prevista para 26 de junho. Na segunda chamada, a comprovação das informações deverá ser feita de 26 a 30 de junho.

Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse na página do programa, entre 7 e 10 de julho. A lista estará disponível no sistema, para consulta pelas instituições de educação superior, no dia 13 de julho. Nesse caso, o candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação no período de 17 a 18 de julho.

Agência Brasil

Imprimir
PDF

Selecionados na segunda edição do Sisu têm até amanhã para se matricular

Escrito por Administrator on .

 

Brasília - Incluída no rodízio de abastecimento do DF, a Universidade de Brasília (UnB) está tomando medidas para reduzir o consumo de água, como adiar o início das aulas no principal campus da instituição em f

Os candidatos aprovados na segunda edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até amanhã (13) para fazer a matrícula nas instituições de ensino. O prazo começou na última sexta-feira (9). A lista dos aprovados está disponível no site do programa.

O candidato selecionado pelo Sisu deve procurar a instituição de ensino em que foi aprovado para verificar o local, horário e procedimentos para a matrícula. O Sisu terá uma única chamada, mas caso não tenha sido selecionado, o estudante pode se inscrever para participar da lista de espera.

A inscrição para a lista de espera está disponível até 19 de junho e a convocação será feita pelas instituições a partir do próximo dia 26. Já os estudantes que queiram fazer transferência de curso precisam buscar informações diretamente nas universidades, uma vez que a regulamentação para esse tipo de procedimento é feita pelas próprias instituições.

O Sisu oferece vagas no ensino superior público com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição foram ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

Agência Brasil

Imprimir
PDF

Olimpíada de Matemática começa hoje com recorde de escolas inscritas

Escrito por Administrator on .

 

Resultado de imagem para olimpiadas de matematica

Mais de 18,2 milhões de alunos brasileiros participam hoje (6) da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Nesta 13ª edição da Obmep estão inscritas 53.230 escolas de todo o país, alcançando 99,6% dos municípios. Pela primeira vez, a olimpíada conta com a participação de colégios particulares, que somam 4.472 inscritos.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações, cada escola, além de aplicar as provas, vai corrigi-las seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que realiza o evento.

“As provas são diferenciadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: 6º ou 7º ano do ensino fundamental; 8º ou 9º ano do ensino fundamental; e ensino médio. Cada uma tem 20 questões de múltipla escolha, e os alunos classificados nessa etapa farão a segunda fase, discursiva, marcada para 16 de setembro”, diz em nota o ministério.

De acordo com o coordenador-geral da olimpíada, Cláudio Landim, a prova da Obmep não mede conhecimento, mas habilidade e raciocínio. Segundo ele, o exame tem o objetivo de aumentar a qualidade do ensino da matemática no país por meio da formação de professores e alunos.

Para alunos de escolas públicas serão distribuídas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas - mesmo número de premiações de edições anteriores. Também serão premiados estudantes das escolas particulares (25 ouros, 75 pratas, 225 bronzes e até 5.700 menções honrosas).

Criada em 2005, a Olimpíada de Matemática é uma realização do Impa com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação.

Fonte- NL

Imprimir
PDF

Uneb divulga gabaritos do Vestibular 2017.2

Escrito por Administrator on .

 

vestibular.jpg

Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por meio do Centro de Processos Seletivos (CPS), divulgou os gabaritos das provas do Vestibular 2017.2. Os candidatos podem conferir o seu desempenho no site aietec.com.br. De acordo com o edital da seleção, o resultado final deve ser divulgado a partir do dia 29 de maio.

Vestibular

As provas do Vestibular Uneb 2017.2 foram realizadas nos dias 23 e 24 de abril, em 95 unidades de ensino baianos, sendo 28 em Salvador e 67 no interior do estado. Nesta edição do certame, 28.038 candidatos concorrem a 3.185 vagas oferecidas pela universidade, distribuídas em 112 opções de cursos de graduação presenciais, ofertadas nos campi de Salvador e em outras 22 cidades baianas.

Entre os cursos mais concorridos em Salvador estão Medicina (638 candidatos/vaga), Nutrição (77 candidatos/vaga) e Fisioterapia (68 candidatos/vaga). Já no interior, houve maior procura pelos cursos de Direito oferecidos nos campi de Camaçari (38 candidatos/vaga), Juazeiro (37 candidatos/vaga) e de Jacobina (36 candidatos/vaga). Mais informações podem ser conferidas no site da Uneb .

De RWR/Por SBN

Imprimir
PDF

Carteira de estudante é obrigatória para meia-entrada em espaços culturais

Escrito por Administrator on .

 

Emissão de carteiras de estudante

Documentos como o comprovante de matrícula não garantem mais a meia-entrada para os alunos de escolas e universidades. O documento obrigatório para a concessão do benefício é a carteira de estudante, com base na lei federal nº 12.933/13. A regra vale para espaços culturais baianos, a exemplo do Teatro Castro Alves (TCA) e da Concha Acústica. Além dos locais de eventos ficarem responsáveis por exigir o documento, o Ministério Público do Estado (MPBA) vai intensificar as fiscalizações e notificou os estabelecimentos para que a lei seja cumprida. O documento é também uma forma de garantir o direito dos alunos, impedindo que ele seja usufruído por outras pessoas, é o que acredita o coordenador para Salvador e região metropolitana da União dos Estudantes do Brasil (UEB), Tauan dos Santos. “Os estabelecimentos precisam destinar 40% dos seus lugares ou ingressos para meia-entrada. Exigir a apresentação da carteira de estudante vai garantir que essas vagas sejam ocupadas pela classe estudantil, já que documentos como comprovante de matrícula podem ser fraudados. As entidades estudantis querem o cumprimento da lei, principalmente para defender os interesses da classe”, afirma Tauan.

De RWR/Por NL