Início Esportes Bahia foi quem mais trocou de treinador desde 2003, aponta levantamento

Bahia foi quem mais trocou de treinador desde 2003, aponta levantamento

1249

Bahia foi quem mais trocou de treinador desde 2003, aponta levantamento

O site Globoesporte fez um levantamento com todas as passagens de treinadores em 21 clubes do país, com mais de 800 trabalhos analisados e mais de 15 mil jogos contabilizados, apurados por Guilherme Maniaudet e Roberto Maleson. Segundo a análise, o tempo médio de permanência de um técnico em um clube da elite no Brasil é de 6.5 meses, e os principais motivos que ajudam a explicar a dança das cadeiras de técnicos no país são: sequência de resultados negativos e as eliminações nas competições. Além disso, os meses com mais trocas são após os Estaduais e Brasileiro.

Porém, o que chamou a atenção no levantamento é a colocação do Esporte Clube Bahia, que ao lado do Atlético-PR, são os times com mais trocas de treinador desde 2003. As duas equipes tiveram 63 comandos diferentes no período de 2003 a 2018, sendo que o Rubro-Negro Paranaense teve 37 contratações de técnicos e o Tricolor Baiano 39. Em 2018, o Esquadrão teve dois técnicos efetivos (Guto Ferreira e Enderson Moreira – atual), e um interino (Cláudio Prates).

Já o Cruzeiro é o “campeão” no quesito de menor rotatividade. Foram apenas 18 técnicos na Raposa e, contando os interinos, 27 comandos diferentes no total. Tricampeão brasileiro com o São Paulo, Muricy Ramalho é o grande destaque da era dos pontos corridos quando o assunto é permanecer no cargo. O ex-treinador permaneceu mais de três anos como técnico do Tricolor Paulista.

Por outro lado, a passagem relâmpago foi do ex-técnico Mário Sérgio, vítima do acidente da Chapecoense em 2016. Em 2007, o comandante permaneceu apenas nove dias à frente do Botafogo. Atualmente, Mano Menezes, do Cruzeiro, é quem está no cargo há mais tempo entre os clubes deste levantamento e caminha para superar Muricy.