Agora é oficial, será?

965

Um dia após o Conselho Arbitral ter definido a fórmula de disputa do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A 2019, o Conselho Técnico da competição se reuniu para adequar a competição ao calendário da CBF.

Após definida a fórmula de disputa, o Presidente da Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul Francisco Cezário de Oliveira, consultou a entidade a respeito das datas que ficaram acima do disponibilizado pela CBF.

“Após o Conselho Arbitral aprovar o formato de pontos corridos, precisamos consultar a CBF pois ficamos com 22 datas, quatro acima das disponibilizadas. A CBF pediu para nos adequarmos nas 18 datas e por isso o Conselho Técnico se reuniu novamente”, disse Cezário.

A CBF solicitou a adequação para não prejudicar Operário e Corumbaense, equipes que disputarão a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D e com o acréscimo de quatro datas, entraria em choque com datas de competições nacionais.

FOTO radiowebregional.com.br

Novo formato

Com a adequação, foi necessário mexer na fórmula de disputa. Dos quatro clubes que formam o Conselho Arbitral, apenas o Sete de Setembro não esteve presente mas participou por vídeoconferência.

Comercial, Operário, Corumbaense e Sete de Setembro, clubes que formam o Conselho Técnico, optaram com a aprovação dos demais clubes, manter o mata-mata mas com novidades.

A 1ª fase será composta por onze rodadas com todos jogando contra todos em turno único. Os oito melhores avançam para as quartas de final com os confrontos entre 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º em ida e volta.

A semifinal e a final também será em mata-mata. Os quatro piores da 1ª fase serão rebaixados.

A 1ª rodada marca os confrontos entre Operário x Corumbaense, Urso x Novo, Sete Setembro x Águia Negra e União x Costa Rica.

O Comercial vai estrear em casa contra o vice-campeão da Série B enquanto o Operário-DD vai estrear fora de casa contra o campeão da Série B.

Matéria de Thiago lopes de Faria