Foi realizado o Conselho Arbitral do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-19.
Sete equipes irão participar da competição. Comercial, União/ABC, Serc, Operário, Operário-DD, Corumbaense e Cena. As grandes ausências são Aquidauanense e Sete de Setembro que foram campeão e vice em 2018.
Assim como no ano passado, o formato foi mantido e será em pontos corridos mas com turno único. Campeão e vice irão para Copa São Paulo 2020 e o campeão para a Copa do Brasil Sub-20 de 2020.
A competição será entre 8 de junho e 21 de julho. A 1ª rodada terá Corumbaense x Comercial, União x Operário e Cena x Operário-DD.
O clássico comerário está marcado para o dia 30 de junho no Olho do Furacão. A última rodada marcará o duelo entre Operário x Corumbaense.
Também foi realizado o Conselho Arbitral do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-17.
Dez clubes participarão da edição 2019 que terá o mesmo formato dos anos anteriores porém com uma mudança importante. A competição terá disputa de pênaltis a partir do mata-mata.
Na 1ª fase, os clubes estão divididos em 3 grupos. Grupo A terá Comercial, Operário, Santo Antonio e Náutico. O B terá Cena, Ivinhema e Ceart e o C o atual pentacampeão Seduc, Coxim e Costa Rica.
Os dois melhores de cada grupo avançam para a 2ª fase que será composto por dois grupos com três equipes. O grupo D terá 1ª A, 2º B e 1º C enquanto o grupo E será composto pelo 1º B, 2º A e 2º C.
Na primeira e segunda fase, a competição será em turno e returno dentro de cada grupo. Após o término da 2ª fase, os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais.
A partir daí, o Estadual Sub-17 será no sistema de mata-mata com a equipe de melhor campanha fazendo o 2º jogo em casa. Havendo empate em pontos e saldo de gols, a decisão da vaga será nos pênaltis.
O campeão terá vaga na Copa do Brasil Sub-17 de 2020. A competição começa dia 25 de maio e a grande final está previsto para dia 07 de setembro.
A primeira rodada marca Comercial x Náutico, Ceart x Ivinhema, Coxim x Costa Rica e Santo Antonio x Operário.
Thiago Lopes de Faria