F1 cria corrida curta para definir o grid da prova principal

    783
    © Charles Coates / Motorsport Images Carlos Sainz Jr., Ferrari SF21

    A Fórmula 1 anunciou nesta segunda-feira (26) que fechou um acordo unânime entre as 10 equipes da categoria para que o grid de largada seja definido com uma corrida mais curta nos sábados das etapas.

    Mas se você é um fã raiz, pode ficar tranquilo. Isso somente vai acontecer em três etapas na temporada 2021, portanto é uma medida experimental da categoria.

    As pistas que vão receber esse novo formato, com corridas classificatórias no sábado, ainda serão definidas. Entre as mais especuladas estão Silverstone e Monza, algumas das mais icônicas da F1. Quem sabe até Interlagos possa receber uma “corrida sprint” da F1 no futuro?

    Esse novo formato de classificação para os Grandes Prêmios faz parte de uma estratégia da F1 para atrair fãs com um produto mais interessante e de maior audiência para todas as plataformas.

    A etapa funcionará da seguinte forma: haverá um treino livre na sexta-feira de 60 minutos e o treino classificatório tradicional será antecipado do sábado para o dia anterior. No sábado haverá o segundo treino livre de 60 minutos e algumas horas depois acontecerá a tão aguarda corrida classificatória.

    Os pilotos da F1 vão percorrer aproximadamente 100 km na corrida curta, ou seja, um terço do que costuma ser um GP completo. O resultado desse Sprint Qualifying definirá o grid de largada para corrida de domingo.

    A prova Sprint vai conceder três pontos extras ao vencedor, dois pontos ao segundo colocado e um ponto ao terceiro do pódio.

    Presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt acredita que o novo formato será um sucesso.

    “Estou feliz em ver que a F1 está procurando novas maneiras de engajar os fãs e aumentar o espetáculo no final de semana de corrida através desse conceito de prova sprint. Isso só foi possível graças à contínua colaboração entre FIA, F1 e todas as equipes”, disse Todt.

    A F1 já vinha debatendo propostas em parceria com a FIA para tentar aumentar o entretenimento de seus eventos. Até corrida com grid invertido já foi cogitada, mas nunca havia algo do papel.

    www.msn.com